quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O que passou, passou.

Como é dificil desligar do passado... Desligar das pessoas do passado. Eu lembro da minha melhor amiga na primeira série, e da terceira série. Sempre mudava, de um jeito ou de outro. Ou a amiga ia embora, ou mudava de sala, ou eu era tão mala, que elas não me aguentavam. Existiu a casa onde passei doze anos da minha infância, a casa onde havia um pomar. Eu acordava cedo nos dias de férias, para assistir "Mundo da Lua", o leiteiro chegava com aqueles enormes barris. Enquanto nossa mãe esquentava o leite, a gente se divertia vendo o Lucas Silva e Silva aprontando. Brincávamos nas árvores, no quartinho de marceneiro do meu avô. Havia um barril de ferro com areia dentro, que eu e meu irmão usávamos como nave espacial, casa, esconderijo, tudo quanto é coisa que poderíamos imaginar. Era uma época simples, como geralmente a infância é. Mas o passado não está só na infância, está também no ano passado, no mês passado, na semana passada. Quando eu tinha que estudar eu não queria, agora que não preciso mais, sinto falta do cheiro do caderno novo,e da ansiedade da primeira aula. Como era angustiante e bom ficar esperando o professor novo entrar na sala, e descobrir com o tempo, se ele era bom ou não em ensinar, ou bom para não ensinar nada (nessa idade a gente quer mais é matar o tempo). Então vem a faculdade, onde a gente paga, sem perceber, para não aprender nada (vide a minha faculdade, não vou generalizar). E quando acaba a faculdade, a gente espera encontrar algum emprego na área, e espera... Eu fiquei só esperando. Entre um emprego e outro, um namoro e outro, a gente perde muito tempo. A gente só ganha experiência, aprende como fazer para não falhar naquilo novamente. Aprende que confiar demais pode ser perigoso, e que não confiar pode ser solitário. Mas aprende. Hoje em dia não existe mais paciência para ouvir um cd de música, mas na adolescência tinha tempo para ouvir vinil. E ouvi muito Mozart, porque aprendi a gostar. Um gosto imposto, é verdade, mas acabasse criando o gosto. Hoje baixo músicas para ouvir no celular, músicas que enjoo em três meses. Nós vamos crescendo, e perdendo o gosto em algumas coisas. O que era simples não existe mais, e só existe coisas cada vez mais complicadas. Pagar contas, assumir mais responsabilidades, nos sentir mais responsáveis até quando não somos. E assumimos tudo! Como se dependessem de nós, como se a gente tivesse começado uma nova família. Minha família ainda são só duas pessoas. E quando serão três? Então vem as contas, e desempregada, como ajudar? Então vem o ócio, e com ele várias idéias. Lembre-se "mente vazia oficina do diabo". Quem não escutou isso? Então, quando a gente não tem nada bom para pensar, lembra de quando tudo era bom. E é assim que a gente não se desliga do passado, ele é que desliga da gente, porque o tempo nos faz esquecer os detalhes, e nada será lembrado como era antes. Quando você quer se confortar, você vê seriados, novelas, filmes, lê livros, escuta música, joga, conversa e tudo mais o que faça você não se sentir sozinho, e inútil. Eu lembro todos os dias, de pessoas, lugares, ocasiões, todos momentos em que estava feliz, e me deixa triste pensar que acabou. Mas a gente vive de criar novas situações, viver tudo de novo, com pessoas diferentes, em lugares diferentes. Quer reviver? Escreva um livro! Existem várias histórias que você pode contar para outras pessoas, e elas podem se interessar. Só não pense que sua vida passou, à toa.

3 comentários:

  1. Eu morro de vontade de escrever um livro, mas minha historia não teria super poderes, eu salvando o mundo ou putaria (se pans sim), mas a arte de viver é isso aé, um dia a gente é um quadro em branco comprado da Tati na loja outro dia somos um gatinho ensaiado pintado no mesmo quadro que outrora era branco e agora cheio de cor ou cores, o quadro mudou? ou por baixo daquela tinta de 15, ops, 5 anos atras, ainda somos aquele quadro branco, mas e a tinta que entrou e mudou todo o quadro? O que ela pensa sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Ela pensa que vai deixar de ser uma tinta pastosa dentro de um tubinho para ser um lindo desenhinho..rs.. =P

    ResponderExcluir
  3. nem me fale sobre o passado, coisas boas que mudaram e escrever um livro.
    capaz que eu sento e choro e não conseguirei fazer mais nada além disso... hahaha
    ando sensível, sabe? ^^

    ResponderExcluir