quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Até você faria.


Se você leu o texto da foto acima e pensou o mesmo que eu, estamos em sintonia. A primeira vez que vi essa foto na net, achei que estava tirando um sarro de artistas que pintam quadros tão abstratos que até uma criança faria. Mas não é bem isso. Essa garotinha realmente pinta esses quadros e vende por muitos mil dolares. Pasmem! Então, eles estão mesmo tirando sarro dos artistas, ou dizendo que essa garotinha é um gênio? Até eu faria, e até você faria um quadro desses. Eu sou boa em cópias, eu reproduzo muita coisa, como quadros do Romero Britto, se eu quissesse, porque é uma pintura simples. No entanto, eu não teria a capacidade de reproduzir um quadro mais trabalhado, com paisagem ou retrato de pessoas. Para mim, arte é um quadro que eu possa entender. Uma figura, uma paisagem, um contorno. O máximo que posso aceitar de abstrato é uma silueta, uma sombra que pareça algo. Agora, formas geométricas, pinturas que mais parecem que vc passou por cima da tela com o pincel pingando, para mim isso não é arte. Vá lá quem curte, nada contra, mas eu não pagaria 25 mil dolares no quadro da garotinha acima. Até eu faria isso. Recentemente eu comecei a ocupar meu tempo ocioso, fazendo caixinhas com decoupage. Eu compro a caixinha pronta, eu compro o guardanapo pronto, eu colo o guardanapo, dou o arremate com tinta e voualá! Tá pronta! Obra de arte? Porque pintei sou artista? Não, eu acho que é a minha coordenação motora que me faz segurar o pincel sem tremer, que me faz conseguir passar a cola e o verniz sem estragar o guardanapo (porque já vi pessoas que não conseguem fazer sem deixar o guardanapo amassar), mas eu jamais diria que é arte. Assim como se, um dia muito louca, bêbada, eu pisasse em tinta, e passasse por cima da tela, caisse de bunda e depois fosse vender o quadro, e ainda por cima com um título bem criativo "O Eu profundo melancólico". Tem quem acha que isso é arte, eu acho que é falta de talento para pintar um bom rosto. Picasso? Eu acho os quadros dele engraçado. Não estou desdenhando porque nunca poderia comprar um quadro dele, estou falando a verdade mesmo. Eu olho para os quadros dele, e dou risada, e penso: Eta Picasso, ele era um fanfarrão... Leonardo da Vinci era um artista de verdade, assim como muitos outros que sabemos o que eles pintaram, a gente não precisa fingir que entendeu o que nem eles mesmo entenderam o que fizeram, numa tarde muito loucos. Eu até pensei em comprar uma tela e pintar um Romero Britto, só de curtição, para deixar aqui em casa, já que eu não poderia comprar um original. Eu sou boa para copiar obras de arte, até a obra que está acima, da menininha. Eu não acho arte, mas tem quem ache. As pessoas que compram acham que é arte. Quem vai contestar?

3 comentários:

  1. Eu contesto...huahauhau Pois sou um Pablo mas não tenho o Picasso...hauhauhauha Verdade, realmente entender a arte é algo complicado, sei disso um pouco mais que outras pessoas pois vivo a arte um pouco nos palcos e sei encontra-lá em lugares não muito imagináveis, já me peguei quase que reproduzindo e vendo a beleza de um saco de plastico do tipo supermercado dançando ao vento preso em um redemoinho de vento, igual ao do filme Beleza Americana. Fato a arte esta nos olhos de quem vê.

    ResponderExcluir
  2. abstração funciona da forma de sensaçoes ou entaum a diversão esta nas formas e contornos tipo mondrian pintava paisagens maioria daqueles quadros de quadradinhus suam abstraçoes totais de paisagens
    crianças tme noção bem grande de abstração espacial ou organização disso em uma folha ou tela ... algo q vc perde e depois leva anos rpa readquirir mas ela simplesmente faz sem pensar *genial nao?*

    tanto q maioria das crianças desenha ateh os 8 anos depois apram pq realidade como elas percebem mudam começam a notar proporçoes e detalhes os q perduram na adoslecencia tentam retratar isso com desenhos rebuskados com perspectivas bizarras e milhoes de detalhes
    mas maioria desiste tbm uns poucos continuam como hobby e muitos poucos vivem disso

    pintar o desenhar nada mais eh q vc representar como vc ve o mundo c garotinha ve ele com manchas vermelhas amarelas em caos otimo XD

    mas discutir arte eh algo deveras chato pq muitas pessoas consideram certas coisas artes outras naum

    e quando c fala de arte pra ganhar dinheiro fika mais complicado ainda

    ah cansei de escrever XD
    =*

    ResponderExcluir
  3. arte é um conceito relativo. é como certo e errado, bom e mau. cada um vai ter sua visão e opinião a respeito conforme suas vivências, acredito.

    mas, entretanto, acho importante observar sempre o contexto histórico de cada movimento artístico e, se possível, traçar um paralelo entre a obra, o artista e o mundo daquele período. isso faz com que nossa visão seja ampliada e aí poderemos ver com olhos que não tínhamos antes...

    ah, que pena que saí da pós em história da arte... :/

    ResponderExcluir