domingo, 29 de agosto de 2010

Karatê Kid 4: é sobre kung fu!

Jaden Smith, mostrando que tem elasticidade.
Acredito que a essa altura do campeonato, você já está sabendo que está nas telonas de todo mundo, o novo filme de Jackie Chan "Karatê Kid" (The Karate Kid), onde o novo Daniel San é Jaden Smith, o pequeno pupilo e filho de Will Smith e Jada Smith (a capitã Niobe de Matrix). Aliás, são os papais Smith que assumem a produção do filme, que teve cenas gravadas na China. Por mais que não tenha o número quatro (ou Part IV, como eram os anteriores), ele é assumidamente um remake (regravação) do original de 1984, esse agora dirigido por Harald Zwart. Mas, se você acha que esse post é porque estou contente com o remake, ou querendo propagá-lo, engana-se jovem gafanhoto. Esse post é de descontentamento.


E não é que ele tem mesmo elasticidade?
Cenas gravadas em cenários reais e maravilhosos, até vai. Gastar 40 milhões nesse tipo de filme que já não posso entender. Sem efeitos, só lutas. Ok, eu não assisti ainda, e minhas críticas podem vir ao chão, assim que ver o filme, mas até lá, essa é a minha opinião. Papai e mamãe estavam lá, sempre de olho no garotinho, que já trabalhou com seu pai em "A Procura da Felicidade". Esses dias assisti uma reportagem sobre o filme, na Cultura, e foi lá que eu ouvi que, diferente dos outros filmes da franquia Karate Kid, Jaden parece ter seus movimentos ensaiados (parece?). Bem, quem disse isso não deve conhecer a história de Jackie Chan, que literalmente parece dançar lutas, e eu adoro isso!

Jaden e Jackie
Não podia deixar de colocar essa foto. Ele de trançinha fica bem melhor não é? Sinceramente, por mais que tenha o dvd do "A Procura da Felicidade", ainda não tive coragem de ver. Will Smith em um drama não me anima muito. Mas, um dia eu tomo coragem. Jackie não é o Sr Miyagi mais novo, como algumas pessoas chegaram a pensar, ele só é o Mr Han, o zelador do prédio do jovem Jaden, e mestre na arte do Kung Fu. 

O personagem de Jaden (Dre Parker) até sabe um pouco de Karatê, mas que não ajuda ele a se defender de uns garotos problemas no colégio, é aí que entra o Kung Fu. A história até lembra o filme de 1984, onde Daniel Larusso (conhecido como Daniel San) se muda com a mãe para outra cidade, conhece uma garota e enfrenta problemas com o ex namorado dela e sua gangue. Ele então recebe a ajuda do mestre em karatê, o Sr Kesuke Miyagi, que não é japonês (porque é de Okinawa). No remake, Dre muda-se juntamente com sua mãe para a China, conhece uma garotinha por quem se apaixona e se mete em encrenca com os garotos que sabem lutar. Entra então o Mr Han, que o ensina como lutar kung fu. Parece né?

Sr Miyagi fez parte da minha infância.
A cena tradicional do Sr Miyagi pegando moscas com hashi, foi substituida por bom humor e modernidade. O Mr Han tenta pegar a mosca inicialmente com hashi, mas, acaba matando a danada com um mata mosca de plástico mesmo.

Quem se lembra do famoso "encera o carro, pinta o muro"? Palavras daquele velho senhor japonês, opa, de Okinawa, que cultivava bonsais e morava pacificadamente em um bairro nada pacífico.

Até porquinho da índia pode atuar nessa franquia.


Qualquer dúvida ou curiosidade, assista para saber se as alterações na história fazem ou não uma grande diferença. Ainda não consegui entender (nesses meus 29 anos de vida), porque fazer um remake e mudar a história. O Will Smith quis usar a história de um filme que fez parte de sua infância, e modificar, como se dissesse "Ah, Karate Kid é um clássico, mas vamos mostrar que o karatê não tem nada a ver, e o Kung Fu que está em alta nos dias de hoje!". Vai entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário