sábado, 5 de junho de 2010

Trauma: Meu primeiro filme em 3D!

Após o fiasco na tentativa de ver "Avatar" e "Alice in Wonderland" em 3D no cinema, eu já tinha desistido de tentar ver algum filme 3D. Mas no dia do meu aniversário, que caiu numa quinta-feira de feriado, fomos até o shopping para ver "Prince of Pérsia". Acontece que eu tinha visto errado o horário, e acabamos mudando de opção. Escolhemos então "Fúria de Titãs". Eu sou insistente. Mesmo tendo lido diversas críticas sobre o filme (ruins), nós (eu e meu marido), tentamos ver o tal filme, em 3D. Para minha surpresa não havia uma enorme fila, só uma pequena. A sala lotou, na entrada recebemos o óculos embalado em plástico, devidamente higienizado (espero) e nos preparamos para a mágica do cinema moderno (ou não, esse recurso é antigo já).
 Ray Harryhausen, mestre na técnica stop-motion e seus monstros do filme de 1981.
 
 Fúria de Titãs (Clash of the Titans), de 2010, é um remake de um filme de mesmo título, de 1981 (o ano que nasci). Eu lembro de ter assistido esse filme, em alguma sessão da tarde da globo. Filme com bonecos como monstros, em stop-motion. Hoje os filmes não precisam mais dessa técnica, todos contam com a ajuda da computação gráfica, que cria monstros maiores, mais assustadores e mais perfeitos. Um dos poucos adeptos dessa antiga arte, é o meu querido diretor Tim Burton, que não foge as suas raízes do stop-motion. Porque o título eu disse "trauma"? Porque, ao pagar o dobro do ingresso, esperamos realmente assistir algo em 3D. Eu devia ter desconfiado, porque antes de começar, a garota ao meu lado comentou com o namorado: "ouvi falar que esse filme não foi gravado em 3D". É... acho que ela tinha razão.
 Perseu no filme de 1981 e de 2010, ambos com a cabeça da Medusa em suas mãos.

Antes de começar, havia um anúncio de como são os filmes 3D, e eu tive a sensação das palavras voarem de dentro da tela para sobrevoar as poltronas da sala. Imaginei: "Uau, esse filme vai ser emocionante com esse recurso!", mas não foi bem assim. A única coisa que percebi ser em 3D eram as legendas. Ao tirar o óculos, não dava para ler a legenda, o que era possível ler com o óculos. As frases pareciam sobrepor as imagens, o que entendo que seria o intuíto do recurso. Mas e o filme em si? Paguei R$ 22,00 (na verdade paguei metade) para ver frases em relevo? Fui enganada. Quero meu dinheiro de volta! Claro que não pedi de volta, porque sou boba, assim como todos os bobos que pagaram para ver frases em 3D.
 Perseu de 1981 e equipe e atores de 2010.

Sobre o filme: Tristemente, o novo filme não tem muito a ver com o original. Aprendi que além de "adaptção", que tende a mudar a história e tende a manter somente o tema, "remake" também tem o mesmo sentido. A idéia principal foi mantida, sobre Deuses do Olimpio irados com a humanidade, mas não segue a mesma história e mesmos personagens. Baseado na lenda de Persus, da mitologia grega, a primeira versão era inglesa, a segunda, norte-americana. Segue diferenças grotescas da primeira versão para a segunda:

Em 1981: O Rei Acrísio se vinga de Zeus, que engravidou sua filha, jogando-a no mar, junto com seu filho recém nascido, Perseu, em uma arca de madeira.   
                                                           
Em 2010:O Rei Acrísio se vinga de Zeus, que engravidou sua esposa, jogando-a no mar, junto com seu filho recém nascido, Perseu, em uma arca de madeira.                   
                 
Em 1981: Perseu se salva, junto a sua mãe e vivem felizes em outra ilha, até Perseu ficar adulto.

Em 2010: Somente Perseu se salva, e é criado por um casal de pescadores, que tem uma filha quando ele tem uns dez anos, e vivem na porbreza, até encontrarem com o irmão de Zeus, Hades, que acaba mantando a família de Zeus.

Em 1981: Calibos, filho de Tetis, deusa dos mares, era o jovem escolhido para casar-se com a princesa Andrômeda, filha da rainha Cassiopéia, herdeira da rica cidade de Joppa. Zeus confia a Calibos a proteção dos poços da Lua; ao invés disso, Calibos caça, aprisiona e mata tudo o que vive por lá, incluindo os rebanhos sagrados e os cavalos alados de Zeus, com exceção do cavalo alado Pégaso. Por punição, Zeus transforma Calibos em um monstro, forçando-o a viver como um pária por pântanos e brejos. Sua mãe furiosa pelo destino do filho, decide que, se o filho não pode desposar Andrômeda, então nenhum outro homem o fará. Perseu é trazido por Tetis de sua ilha natal para Joppa. Ele fica sabendo sobre Andromeda e seu drama: ela não pode casar-se a menos que o pretendente responda corretamente a uma adivinhação, dada por Calibos. O pretendente que não responder corretamente ao enigma, é queimado vivo, preso a uma estaca. Usando diversos presentes dados a ele pelos Deuses do Olimpo, incluindo o cavalo alado Pégaso, e um capacete de invisibilidade dada por Atena, Perseu descobre a solução do enigma. Perseu é quase capturado por Calibos mas decepa sua mão com uma espada (outro presente divino, este dado pela deusa Afrodite). Assim, na cerimônia de casamento, realizada em seu Templo, quando a Rainha Cassiopéia atreve-se a comparar a beleza da filha à da própria deusa, Tetis enfurece-se. Sua estátua cai, quebra-se e sua cabeça ganha vida exigindo que Andromeda seja sacrificada a um monstro marinho (o Kraken), em 30 dias, e ainda mantendo-se virgem. De outro modo, o monstro detruiria Joppa.      
  
Em 2010: Não existe Calibos na nova versão, nem ao mesnos Tetis. O vilão é Hades, irmão de Zeus que é o Deus do Olimpo, e irmão de Poseidon, rei dos mares. Hades que fora condenado a viver no submundo, convence Zeus e outros deuses que os homens não os respeitam mais. Zeus havia os protegido durante muito anos, já que os homens foram criados por ele. Os Deuses se mantem fortes de acordo com as orações dos humanos, que alimentam seus poderes. Hades convence Zeus que ao deixá-los com medo, eles voltaram a fazer orações por eles. Com isso, Zeus autoriza Hades a libertar o monstro Kraken, colocando medo em toda uma cidade. Aparecendo em uma festa de comemoração, quando a rainha compara a beleza de Andrômeda aos deuses, Hades diz ao povo que entregue a princesa ao monstro Kraken como forma de sacrifício, e se caso não o façam, o monstro  destruirá toda a cidade. Descobrem então que Perseu é filho de Zeus, e para vingar a morte de seus pais por Hades, Perseu aceita o desafio e busca ajuda que destrua o Kraken, sem que para isso precise entregar a princesa. Ele então conhece Io, uma mulher condenada a imortalidade, que o segue desde a infância, que parte com ele e um grupo de guerreiros para destruir o monstro do mar. No meio da empreitada, ele ganha um presente de Zeus, uma espada.

Em 1981: Perseu procura por um meio de derrotar o Kraken, quando Zeus ordena que Atena dê sua coruja a Perseu, ela, ao invés disso, pede que Hefestos construa uma coruja mecânica, chamada Bubo. Bubo guia Perseu até as bruxas, três velhas cegas possuindo apenas um único olho para enxergar. Perseu apodera-se do olho e obriga as bruxas a revelarem que a única forma de derrotar o Kraken é através do uso da cabeça de outro monstro, a Medusa, que foi antes uma bela mulher mas, por ter-se atrevido a fazer amor com Poseidon no templo de Atena, foi punida e transformada num monstro horrível. Ao cruzar o olhar com a Medusa, qualquer mortal era convertido em pedra. Ela habitava a Ilha da Morte, alcançada através da travessia do rio Estige, no centro do mundo subterrâneo. Perseu chega até lá e mata o monstro ao cortar-lhe a cabeça, utilizando-se do reflexo refletido no interior de seu escudo, sem olhar diretamente o monstro de frente. Ao voltar, Perseu ainda enfrenta e mata Calibos, usando a espada de Afrodite.

Em 2010: Perseu sai em busca de três bruxas velhas, que possuem somente um olho. Antes de sair ele tira de dentro de um baú uma corujinha de ferro, que na verdade é uma homenagem ao filme original, que possuía Bubo, que guiava Perseu até as bruxas. Perseu apodera-se do olho e obriga as bruxas a revelarem que a única forma de derrotar o Kraken é através do uso da cabeça de outro monstro, a Medusa, que foi antes uma bela mulher mas, por ter-se atrevido a fazer amor com Poseidon no templo de Atena, foi punida e transformada num monstro horrível. Ao cruzar o olhar com a Medusa, qualquer mortal era convertido em pedra. Ela vivia no mundo subterrâneo, e Zeuz dá uma moeda para Perseu atravesar o rio dos mortos. Perseu chega até lá e mata o monstro ao cortar-lhe a cabeça, utilizando-se do reflexo refletido no interior de seu escudo, sem olhar diretamente o monstro de frente. Ele enfrenta Acrísio, com a espada que ganhara de Zeus, que mata Io. Acrísio acaba morto.
                                                                             
Em 1981: No momento em que Andromeda ia ser sacrificada ao Kraken, Perseu aparece, montando Pégaso, e transforma o Kraken em pedra, utilizando a cabeça da Medusa. Perseu liberta Andrômeda e casa-se com ela. Perseu e sua Andromeda foram transformados em constelação por ordem de Zeus, bem como Pégaso e Cassiopéia.
Em 2010: Ele retorna montando em Pégaso, o cavalo alado, no momento que Andromeda estava amarrada, sendo entregue pelo povo ao Kraken, transformando o Kraken em pedra com a cabeça da Medusa. Perseu liberta Andrômeda. Ele vai embora, e Zeus, como forma de agradecimento por trazer a fé dos humanos nele, traz de volta dos mortos Io, e vivem felizes.

Entre semelhanças e diferenças, não sei se o filme se salvou. Acho que ainda prefiro o original. Vou ver se acho para baixar, e fazer uma comparação com a memória mais recente.

Nota: 2
Cenas mais marcantes do original de 1981.
Fica aqui então, meu último comentário sobre esse post: Sam Worthington é o novo Steven Seagal. Quando o vi pela primeira vez em "Exterminador do Futuro IV" achei que ele era um bom ator. Achei que sua cara de mau encarado era de acordo com o papel, mas ao vê-lo em outros filmes, do mesmo jeito, começo a me perguntar se ele não tem só essa cara. Bem coisa do Steven Seagal, o homem de uma expressão só!

2 comentários:

  1. concordo, plenamente...
    até hoje o único filme q compensou ver em 3D foi Avatar, eu vi todos os q vc citou e ele é o q melhor explora esse recurso pq pra começar ele FOI gravado em 3D (não q ele seja o melhor entre eles)
    o único q vi normal foi esse e já não me arrependia antes, agora lendo oq vc escreveu, menos ainda
    e só vou dizer q: bons efeitos e roteiro fraco, uma pena pq tá cheio disso por aí

    ResponderExcluir
  2. Si si, concordo. Tem ótimos efeitos, mas o roteiro adaptado fraco. É uma pena né? =(

    ResponderExcluir