sábado, 9 de maio de 2009

Bandas Nacionais com nomes esquisitos:

Afrodite se quiser - A formação totalmente feminina justifica o Afrodite do "nome-trocadilho" da banda. O trio conquistou sucesso com o hit "O que que ela tem que eu não tenho?".
Brylho - Formada no início dos anos 80, tinha como vocalista Cláudio Zoli e no baixo Arnaldo Brandão. A banda fazia uma mistura de funk e reggae com canções e letras românticas e/ou engraçadas. Seu grande hit é "Noite do Prazer". Também fez sucesso com a música "Cheque sem fundos".
Degradée - Na linha new wave da década de 80. Gravou apenas um disco, em 1985, pelo selo Continental. Seu grande sucesso foi "Mais que um sonhador".
Herva Doce - "Moreno alto, bonito e sensual" foi o refrão mais tocado nos karaokês do país. Com o sucesso de "Amante profissional" a banda ganhou fama em 1984 e chegou a gravar três clipes diferentes da música. O grupo, acredite, chegou a abrir shows do Kiss e do Van Halen.
Metrô - A banda teve dois sucessos. Formada só por filhos de franceses, emplacou "Beat acelerado" e "Tudo pode mudar", em 1985. A vocalista, Virginie Boutaud, foi musa da propaganda das fitas Basf, e o baterista Danny ficou mais conhecido nos comerciais das camisas US Top. Aquele que recebia do chefe o elogio "Bonita camisa, Fernandinho".
Ponto e Vírgula - Foram autores do sucesso dos anos 70 "Chacrilongo". O nome da canção é uma mistura de chato, cri-cri e pernilongo.
O Espírito da Coisa - Em 1983, foram até aclamados como revelação do rock nacional por causa do sucesso "Ligeiramente grávida". O saxofonista Guilherme Brício é o herói dessa história: tocou ainda no DR. Silvana & Cia, e no Fincabaute (que gravou a música "Coisa de maluco").
Sempre Livre - Em 1984, bem antes das Spice Girls, essa banda só de mulheres já fazia sucesso, com o hit "Eu sou free", um manifesto feminista da geração new wave. Acabou em 1986, mas a vocalista Dulce Quental se lançou como cantora e compositora. Fonte: Almanaque Saraiva, N37, Maio de 2009.

Lendo tudo isso só consigo chegar a uma conclusão: para ter sucesso é preciso um nome menos esquisito. Você por acaso se lembra de mais de uma dessas bandas?

Um comentário:

  1. que tal "joelho de porco"; "bicho da seda"; "bedengó"; "bacamarte"; "paulo bagunça"; "terreno baldio"; "recordando o vale das maças"; entre outras bandas fodonas dos anos 70. temos a atual "Seres intelígiveis vindos do hiperurano".. excelente tbm. ter sucesso é outro assunto.. ou lá Calpyso é um nome tanto quanto 'pra frente'?

    ResponderExcluir