sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Assista: Valente

 
Informações do filme: Merida é a primeira protagonista mulher e primeira princesa da Pixar. Influência da Disney, que desde 2006 comprou a Pixar? Na verdade, essa fusão acarreta na produção pela Pixar e distribuição pela Disney. Outra influência que notamos, porém não podemos ter certeza, são os musicais que não tem muito a ver com as cenas, e que acho muito chato. Dá vontade de acelerar o filme.
 O título inicial era "The Bear and the Bow" (O urso e o arco), mas depois mudaram para "Brave" (Valente) que acho que tem mais a ver com a idéia do filme.
 Muitas divergências surgiram entre a criação e o momento de lançamento, o que acarretou em algumas alterações no longa. Nos primeiros trailers apareciam cenas na neve, já que a história se passaria em uma nevasca, mas mudaram de idéia e tiraram a neve. 
O problema foi que a concepção do roteiro é de Brenda Chapman, que também seria a diretora e assim a primeira diretora mulher dos estúdios, mas a Pixar mudou de idéia e ela foi afastada por divergências criativas e substituída pelo diretor Mark Andrews, por isso o filme ficou parado por seis anos. Por isso temos teasers diferentes, já que o roteiro foi reformulado.
Sinopse Ctrl C + Ctrl V:  A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
Desenvolveram um software, ao longo de três anos, para fazer a textura do cabelo dela, quando você assistir ao filme, vai entender porque.

Durante a cena de Merida na loja da velha feitiçeira, aparece o Sulley, de Monstros S.A., de 2001. A Pixar costuma fazer isso em seus filmes, colocar referências de outros filmes.
Merida e seu cavalo Angus
O feitiço aproxima Merida de sua mãe, e uma consegue voltar a enxergar como a outra é realmente
 Opinião: Maravilhoso! A primeira princesa da Pixar ser uma escocesa eu achei show de bola, como diria o Po (Kung Fu Panda). Ótimo cenário, boa história, apesar de achar que iria ficar mais sobre a própria Merida, mas o filme é mais sobre relacionamento mãe e filha. Mesmo assim não deixa de surpreender. Com magia e comédia, tem tudo pra ser minha animação favorita de 2013. Não sei o que mais virá durante esse ano, mas tem que ser bem diferente pra chamar mais a minha atenção do que esse filme.
 Indico que assistam legendado, porque o sotaque é legal, e os musicais em inglês e gaélico são melhores. Acho muito avanço nas técnicas de computação gráfica de hoje em dia. Vamos colocar no papel os mais antigos, e você vai concordar comigo que pelo menos, em cabelo, esse supera todos.
 Não é só o cabelo vermelho vivo rebelde da princesa, é a independência, a busca por liberdade, cavalgar, atirar flechas que essa garota tem. Não vemos príncipes encantados, nem a vontade dela de se casar, mas de ser um espírito livre. Destaque também para o pai dela, que é muito engraçado.
Muito bonito, super indico!
 
Nota: 10

2 comentários:

  1. Vi essa animação e foi uma das mais frustantes que já vi! Não me cativou em nada. O visual é sim arrebatador mas, o humor não funciona assim como a ação e toda a trama que em certas horas fica sem pé e nem cabeça.
    E outra coisa só hoje descobrir seu blog, parabéns é bem legal, gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Concordo com você que em certas partes o filme perdeu o ritmo, ficando sem sentido, e pelo trailer eu achei que a história fosse diferente, mas eu acabo pendendo para a aprovação dele porque gosto muito da Escócia e adoro arcos. Como opinião é algo complicado, e eu já escrevi sobre isso quando dei minha opinião sobre outros filmes, nem sempre o que um acha interessante, o outro acha também. Por esse motivo e outros, o estúdio e o roterista tem que abrangir mais na história, pra não agradar só públicos específicos, mas agradeço por expressar sua opinião com a gente! Continue nos acompanhando, caso queira ler mais alguns comentários com ou sem sentindo algum...rs

      Excluir