Grupo Wadaiko Sho |
Conforme publiquei no post anterior sobre a programação gratuita do Sesi, fui no dia 23/09/2011 (ontem à noite), assistir a apresentação do grupo Wadaiko Sho, considerado o único grupo profissional do Brasil, criado em 2002 em São Paulo.
Os integrantes do grupo também tocam outros instrumentos japoneses como shinobue (flauta), shamisen (cítara japonesa), narimono (percussão) e percussão brasileira. Estão listadas músicas folclóricas japonesas, performances com o taiko moderno do Japão e o taiko de influência brasileira, com perfomances durante a apresentação musical, como na foto acima. Com muita alegria e muito espírito de palco, a noite não poderia ter sido melhor, ou melhor dizendo, poderia sim.
A vergonha alheia mencionada no título, tão pouco tem relação com o grupo e sua apresentação, que estiveram impecáveis, mas se refere ao público presente, que por diversas vezes aplaudiu fora do momento, notoriamente atrapalhando a apresentação. Por alguma vezes foi possível notar que deixaram de concluir a música devido as palmas. Como senti vergonha alheia, pesquisei na internet algumas boas maneiras, de como se comportar em teatro, e espero sinceramente, que quem estava lá, naquele mesmo dia, ou quem um dia tiver a oportunidade de assistir uma apresentação, não cometa esse tipo de gafe.
Boas maneiras no teatro
Palmas:
- Ao aplaudir, bata com os dedos de uma mão na palma da outra imóvel, e não vigorosamente as duas.
- No teatro, aplaude-se após cada ato ou quadro e ao término do espetáculo, quando os atores cumprimentam o público.
- Na ópera, também se aplaude no final dos trechos e árias mais difíceis e mais marcantes.
- No final, levanta e aplauda. Artistas gostam disso.
- Se não sabe quando bater palmas espere que os demais aplaudam.
- Tenha certeza de que uma área já terminou antes de bater palma.
- Aplausos no meio de uma sinfonia atrapalham o aproveitamento da música.
- Aplausos só no final do ato. Não exagere. Há hora para ovações, mas elas são raras.
Demais pontos importantes:
- A pontualidade é uma forma de cortesia para com os atores e com a platéia. Se por um imprevisto atrasar entre o mais silenciosamente e rápido que puder. Lembre-se a sua estada ali é por prazer.
- Nas filas das bilheterias, não se aproveite da presença de um amigo colocado nos primeiros lugares da fila para pedir que lhe compre o seu ingresso.
- Antes do espetáculo, vá ao banheiro e beba água pra não ter que levantar durante.
- Peça sempre licença ao passar entre as cadeiras.
- Fale baixo o tempo todo, mesmo antes de começar o espetáculo. Evite conversar ou rir alto.
- Durante, evite abrir embalagens que façam barulho.
- Se estiver muito cansado (a), procure sentar longe do palco. É extremamente vergonhoso dar cochilos na frente dos atores.
- Caso tenha detestado ao máximo, não precisa aplaudir, muito menos levantar. Mas jamais vaia.
- Na saída, espere pacientemente as pessoas saírem, não empurre.
- Se tiver oportunidade de falar com os atores, dê-lhes os parabéns e, no máximo, mais meia dúzia de palavras, para que as outras pessoas tenham a mesma oportunidade e para que os artistas possam se trocar e irem para suas casas.
Por favor, da próxima vez que forem ao teatro, tentem seguir essa pequena listinha, e não sinta e nem faça ninguém sentir vergonha alheia. Todos agradecem!
Nota para o grupo Wadaiko Sho: 10
Alexia, adorei o blog! Te seguindo!
ResponderExcluirCheio de utilidades, estava vendo algumas obras de Gustav Klimt pelo Google e em uma delas achei seu blog! Parabéns! Muuito bacana!;D
Abraços e um 2012 melhor que 2011 com muita açúcar, tempero, tudo o que há de bom, e um pouquinho do elemento X! ;D
Muito obrigada!! Eu estava afastada, mas agora vou voltar a atualizzar o blog. Espero que você continue acompanhando. Obrigada e bom 2012 pra gente!! =D
ResponderExcluir