domingo, 3 de julho de 2011

Semana Star Wars - Curiosidades

 Não, não é nenhuma data comemorativa. Eu estive envolta a pesquisas de imagens do clássico "Star Wars", e acabei encontrando imagens interessantes e informações que eu desconhecia. Se colocar tudo em uma postagem só, acho que fica grande e cansativo, então, nesse primeiro post da série "Semana Star Wars", vou colocar as curiosidades da saga :
   
 STAR WARS - EPISÓDIO IV: UMA NOVA ESPERANÇA (1977)

Al Pacino e Burt Reynolds recusaram o papel de Han Solo. Convidado para ajudar os atores durante a seleção do elenco, Harrison Ford acabou escolhido para viver o piloto mais mercenário de todas as galáxias.

Na primeira vez que vemos Chewbacca entrar na Millenium Falcon, ele roça com a cabeça em dois dados pendurados do tecto do cockpit. Estes dados nunca mais são vistos em toda a saga.

Devido ao baixo orçamento do filme, a cena em que Luke e Leia pulam de uma plataforma para outra, na Estrela da Morte, não contou com dublês. Os atores foram orientados rapidamente e fizeram a tal cena numa única tomada. O abismo entre as plataformas tinha cerca de 20 metros.

As cenas internas foram gravadas num estúdio em Londres e, por isso, a equipe inteira teve que viajar de classe econômica. Quando a mãe da atriz Carrie Fisher (Princesa Leia) soube, telefonou revoltadíssima para George Lucas e disse ser um insulto permitir que a filha, com 19 anos na época, viajasse naquelas condições. Fisher, que estava ao lado de Lucas na hora da ligação, pegou o telefone da mão dele e gritou: "MÃE, DANE-SE!! EU QUERO VIAJAR DE CLASSE ECONÔMICA E PONTO FINAL!". O assunto, claro, deu-se por encerrado.

Os sabres de luz eram feitos com pedaços de madeira muito frágeis e quebravam constantemente. Depois de destruírem inúmeros, os intérpretes de Darth Vader e Obi-Wan treinaram para que, durante a luta, os sabres não se encostassem de forma alguma.

Filmar as cenas com sabre de luz era problemático. Para "ligar" o Sabre, o actor tinha que ficar quieto por um instante enquanto que alguém punha uma vareta metálica no sabre "desligado". Por isso, quando liga o Lightsaber, Luke "mexe-se" um pouco para o lado, notando-se o "corte".

Os atores achavam George Lucas muito calado, muito difícil de se comunicar. A única orientação que recebiam dele, constantemente, era "mais rápido e mais intenso". Certa vez, ele perdeu a voz e quase ninguém percebeu. Após alguns dias, notaram a mudez temporária do diretor e deram-lhe uma placa cujos dizeres eram "mais rápido e mais intenso".

Durante a cena do compactador de lixo, em que é devorado pela criatura que ali vivia, Mark Hamill (Luke) prendeu a respiração por tanto tempo, que acabou rompendo o vaso de um dos olhos. Por não conseguir melhorar a tempo, ele apareceu de perfil em todas as cenas gravadas depois disso.

"Não existe roupa íntima no espaço", era o que George Lucas dizia. Alertada por ele, Carrie Fisher não usou sequer um sutiã por baixo do traje da Princesa Leia. No entanto, para compensar a falta de um, ela foi enrolada em fita isolante durante praticamente todos os filmes. Carrie e a equipe sugeriram que, ao final de "O Retorno de Jedi", fosse feito um concurso para eleger aquele que tiraria a fita do corpo dela.

Quando terminou a filmagem de Star Wars, Lucas foi hospitalizado. Aos 33 anos, ele teve princípio de infarto, devido ao estresse e a todas as dificuldades que enfrentou para finalizar o episódio IV.

No universo Star Wars não existe o nosso alfabeto, o que vemos são sinais de um suposto léxico imaginário. Porém quando Obi-Wan Kenobi desliga o Feixe de Tracção da Death Star (que estava a impedindo a Millennium Falcon de fugir) nota-se claramente a expressão "TRACTOR BEAM - POWER OFF".
 
STAR WARS - EPISÓDIO V: O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980) 
Mark Hamill, que interpreta Luke Skywalker, sofreu um acidente de carro logo no início das filmagens e seu rosto sofreu lesões graves. O ator passou por diversas cirurgias plásticas, mas não teve jeito: a face de Luke Skywalker não era a mesma do filme anterior da saga. George Lucas foi obrigado a alterar o roteiro e fez um novo começo para o filme, com Luke sendo atacado por uma criatura (o Wampa), que golpeou o herói no rosto para justificar a plástica do ator.

Os AT-ATs que atacam a rebelião em Hoth foram inspirados nos tripods de Guerra dos Mundos, de H.G. Wells.

 Na cena do campo de asteróides, um deles é um sapato. Dizem que George Lucas pediu várias tomadas desta sequência e a equipe foi perdendo a paciência. Um dos técnicos de efeitos visuais teria deixado um de seus sapatos de propósito. Há também um asteróide que é na verdade uma grande batata. Preste atenção no momento em que a nave Millennium Falcon entra no campo de asteróides. Não pisque e olhe para o canto superior esquerdo da tela.

 O diretor Irvin Kershner não estava satisfeito com o diálogo de despedida entre Leia e Solo, quando este está prestes a ser congelado. No roteiro de Leigh Brackett e Lawrence Kasdan, baseado na história criada por George Lucas, Leia diz: “Eu te amo!” E Solo responde: “Eu também te amo!” Kershner reclamou que a resposta não combinava com a personalidade do personagem interpretado por Harrison Ford. Em uma das tomadas, ele pediu para Harrison Ford esquecer o roteiro e ser espontâneo. Quando Carrie Fisher (a Princesa Leia) disse “Eu te amo!”, Ford soltou a pérola: “Eu sei!”. Kershner adorou e deixou assim.

 Durante as filmagens em Londres, Carrie Fisher, Harrison Ford e os Rolling Stones estiveram numa festa do ator Eric Idle, que rodava A Vida de Brian na época. Lá, foi servido um potente licor noite adentro. No dia seguinte, Irvin Kershner rodou a cena em que a tripulação da Millennium Falcon chega em Cloud City, onde Han Solo, Leia, Chewie e C-3PO são recebidos por Lando Calrissian (Billy Dee Williams). Carrie Fisher confessou que tanto ela quanto Harrison Ford estavam alegres demais nessa cena por causa do licor de Eric Idle.

 A forma estranha como Yoda constroi suas frases é inspirada na tradução literal do latim para o inglês.

 Jim Henson, mestre dos filmes com marionetes e bonecos, como Os Muppets, foi convidado por George Lucas para dar vida a Yoda. Mas Henson, que trabalharia com Lucas anos depois em Labirinto, indicou seu amigo Frank Oz para supervisionar o controle do boneco e dublar sua voz.

 Hoje, muitos atores de séries de TV não sabem o que acontecerá no episódio seguinte. Mas, em 1979, quando O Império Contra-Ataca foi rodado, o elenco não sabia que Darth Vader era o pai de Luke Skywalker. O diretor Irvin Kershner e o produtor George Lucas esconderam esse “pequeno detalhe” dos atores. Kershner chegou a filmar as primeiras tomadas da sequencia do duelo entre o herói e o vilão, no fim do longa, com diálogos falsos. Somente em uma das tomadas, ele contou a verdade a Mark Hamill e James Earl Jones, que faz a voz de Vader. Kershner havia capturado os movimentos que queria do ator David Prowse, o homem dentro da armadura negra, e apenas fez James Earl Jones dublar uma das falas mais famosas e surpreendentes do cinema: “No, I’m your father!”

 Quando a equipe rodou as cenas de Hoth na Noruega, o hotel onde todos estavam foi atacado por uma intensa nevasca. Irvin Kershner achou que era uma boa oportunidade para rodar a cena em que Luke acaba de fugir da caverna do Wampa. Mark Hamill saiu do hotel e começou a correr no meio da tempestade de neve, enquanto Kershner filmou tudo do lado de dentro, completamente aquecido.

 Baseado em alguns desenhos enviados por George Lucas, o rosto de Yoda foi finalizado pelo especialista em maquiagem Stuart Freeborn, que por sua vez misturou características de sua própria face ao personagem, com um pouco das feições de Albert Einstein.

 Para mover Yoda, Frank Oz ficou escondido debaixo de um cenário de dois metros de altura para que pudesse colocar sua mão dentro do boneco, fazendo com que o personagem de deslocasse pela plataforma para contracenar com Mark Hamill. Além disso, Oz foi ajudado por sua equipe, que utilizou diversos fios para mover os olhos e as orelhas de Yoda.

 Na cena em que Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) e Yoda (Frank Oz) pedem a Luke que fique em Dagobah para que possa completar seu treinamento, o padawan tira uma cobra de dentro de sua nave. O diretor Irvin Kershner disse ao ator que o bicho era inofensivo. Mas a cobra lhe deu uma bela picada.

 A roteirista Leigh Brackett morreu de câncer antes de completar sua parte do script, feito em parceria com Lawrence Kasdan. Mesmo assim, seu nome está nos créditos.

 O ator Billy Dee Williams fez teste para interpretar Han Solo no primeiro filme. Em O Império Contra-Ataca, ele assumiu o papel de Lando Calrissian após a desistência de Yaphet Kotto.

 O filme foi rodado no estúdio onde Stanley Kubrick fez O Iluminado na mesma época.

 Ainda cansado da primeira experiência com Star Wars, George Lucas preferiu não dirigir o episódio V. Ele entregou as rédeas do segundo filme ao diretor Irvin Kershner.

Com o sucesso de "Uma Nova Esperança", os problemas financeiros pareciam não afetar as gravações de "O Império Contra-ataca". No entanto, a grandiosidade do episódio V fez com que o orçamento superasse o previsto e provocasse uma crise fiscal na Lucasfilm;
Harrison Ford implorou para que seu personagem, Han Solo, fosse morto depois do primeiro filme. George Lucas não concordou e prometeu transformá-lo em herói até o episódio VI;

Quando Mark Hamill (Luke) gravou a seqüência do pântano, em que era treinado pelo mestre Yoda, ele usava um ponto (o aparelhinho que repórteres e apresentadores de TV usam para ouvir instruções da direção) que sofria interferências constantes de rádios locais. Muitas vezes, ao invés de escutar a voz de Irving Kershner, ele ouvia os Rolling Stones, Queen etc.

 Para preservar a abertura dramática dos filmes (com o famoso texto sobre o episódio), George Lucas optou por colocar todos os créditos no final. No entanto, o sindicato dos roteiristas e diretores não permitiu e cobrou uma multa de 250 mil dólares. George pagou, mas se recusou a modificar os créditos. Sendo assim, ele se desvinculou do sindicato e passou a ser persona non grata entre a classe.

 Curiosidade dos outros filmes:

 A frase "I've gotta a really bad feeling about this..." (Estou com um mau pressentimento...) é dita pelo menos uma vez  em todos os filmes. 

Ewan McGregor (Obi-Wan Kenobi) e Hayden Christensen (Anakin) foram muitas vezes avisados pela equipe de filmagem para tentarem não imitar o barulho dos sabres de luz enquanto estavam  filmando.
Samuel L. Jackson conseguiu de George Lucas o que queria: que Mace Windu fosse o único Jedi a ter um sabre roxo.  

Em O Retorno de Jedi alguns elementos da equipe de produção (incluindo George Lucas) entram em cena como figurantes. 

Há uma cena do Senado da República em A Ameaça Fantasma que inclui espécies iguais ao E.T. Isto é um "olá" de George Lucas ao seu amigo Steven Spielberg. Já Spielberg costuma fazer o mesmo a George Lucas: no segundo filme da saga Indiana Jones o filme começa em Hong Kong, num bar chamado "Obi-Wan". 

Em todos os filmes da saga aparece o número "1138", uma referência ao filme de George Lucas, THX-1138. 

A equipe de produção sondou vários países para fazer as filmagens das cenas em Naboo quando Anakin faz companhia a Padmé (episódio II). Itália e Portugal eram hipóteses mas a escolha foi Sevilha, Espanha. 

Os atores Anthony Daniels (C-3PO) e Ahmed Best (Jar Jar Binks) aparecem durante alguns instantes na cena do bar em Coruscant onde Anakin e Obi-Wan apanham Zam Wesell. 

O ator que fez de Darth Vader, David Prowse, aparentemente só soube que a sua voz tinha sido dobrada por James Earl Jones quando viu Star Wars no cinema. 

Ainda sobre sabres de luz, esqueceram-se de colorir o Sabre de Obi-Wan na sua luta com Darth Vader (durante alguns instantes). Vê-se a tal vareta metálica. 

Quando Qui-Gon envia uma amostra de sangue de Anakin para Obi-Wan (em Tatooine, episódio I), o aparelho que Qui-Gon tem na mão é na verdade uma lâmina para depilação da marca Gillette for Women!
Por enquanto é só. No próximo post, fotos e links pra você! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário