segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Assista: ROCKANTYGONA!

Com concepção e direção de Guilherme Leme, assisti no dia 11 de novembro, às 21h, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, o espetáculo Rockantygona. No elenco Luis Melo, Larissa Bracher, Armando Babaioff e Marcelo H.

Antígona
A tragédia grega escrita por Sófocles conta a história de Antígona, que deseja enterrar seu irmão Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas, mas o tirano da cidade, Creonte, promulgou uma lei impedindo que os mortos que atentaram contra a lei fossem enterrados, o que era uma grande ofensa para o morto e sua família, pois a alma do morto não faria a transição adequada ao mundo dos mortos. Antígona, enfurecida, vai então sozinha e enterra o irmão, desafiando todas as leis da cidade. A jovem é então capturada e levada até Creonte, que a sentencia à morte.

Noiva de seu próprio filho, Creonte não cede e perde seu filho, que se mata ao saber que Antígona não estava mais viva. Digna de uma tragédia grega, a peça segue com rock na trilha sonora e muito jogo de luz, que bate no ritmo da música. Penumbra, fumaça, rock, um caminho de pedras, uma mesa comprida e uma cadeira de escritório, fazem parte dos efeitos e cenário. Simplicidade em texto complexo e uma hora que passa voando. O melhor de tudo? Gratuito! Evento que integra o I Festival de Teatro de Ribeirão Preto, que trouxe de 7 a 17 de novembro, uma programação recheada de espetáculos, oficinas e fórum de debates. Retirada de ingressos liberada uma hora antes na bilheteria do teatro, e sem fila. Agradecemos por cultura dessa maneira, boa e de graça!
 

Porque só postei isso hoje, dia 03/01/2011? Escrevi um post enorme, detalhando toda a peça, mas o computador reiniciou e perdi tudo. Fiquei tão brava que só agora consegui escrever de novo, resumidamente, claro. Mas a peça é boa e não podia deixar de comentar. Se ela ainda estiver em cartaz e passar por sua cidade, vá assistir.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário