domingo, 13 de setembro de 2009

Para assistir ou para entender?

Na lista de filmes brasileiros que me propus a ver, estava "Nina", como primeira opção. É um filme de 2004, dirigido por Heitor Dhalia, inspirado em "Crime e Castigo" de Fiodór Dostoiévski. Finalmente consegui vê-lo. Ao final do filme eu tirei minhas próprias conclusões, mas ao pesquisar na net, vi várias conclusões. A gente se pergunta: Sou muito burra pra não ter visto isso também, cada um interpreta um filme de um jeito, ou a mensagem não era tão clara ao ponto de criar divergência na sua interpretação? Pra não cair na besteira de explicar uma coisa e ser outra, só vou contar a história do filme e dessa vez vou me abster de opinião, ok? Combinado? Se você quiser saber a mensagem do filme ou dizer o que entendeu também, assista e descubra. Vamos lá?
É sobre: Nina (Guta Stresser) é uma garota que não consegue se manter em um emprego, aluga um quarto no apartamento da Dona Eulália (Myriam Muniz), que faz questão de mostrar quem manda na casa lembrando sempre a Nina de quem são as coisas lá. Envolta a delírios, festas, bebidas, drogas e sem pudor, Nina luta do seu modo para sobreviver em uma São Paulo dos dias modernos. Dona Eulália faz Nina limpar a casa para amenizar sua dívida (cenas acima), humilhando sempre a garota. Sua busca por dinheiro para pagar o aluguel e arrumar o que comer parece não ter fim, até cometer um crime e por um fim em seus problemas.

*Tem a participação de vários atores em pequenas cenas, como Wagner Moura, Selton Mello, Renata Sorah, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele entre outros. Assista e veja a ótima interpretação de Guta e Myriam Muniz, e veja se você consegue se emocionar com o drama alheio, ou se mantém firme no seu lugar sem se preocupar com a desgraça dos outros.

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário